contador de acessos

. .

visitantes on-line

quinta-feira, 30 de abril de 2020

8° ANO



Títulopronomes relativos (who, which, that, whose)
Habilidadesconstruir períodos compostos por subordinação.
Desenvolvimento da atividade: Tradução de frases  e emprego dos pronomes relativos
Registro: Impresso ou cópia no caderno
Sugestões de vídeos ou outros recursos: pesquisar palavras e frases no google ou you tube que dizem respeito a pronome relativos
Referência: Livro Essential gramar in use (Cambridge)


Pronomes relativos
Um pronome relativo diz respeito a um substantivo da mesma frase. É o pronome que liga duas orações de uma mesma frase.
Tradução dos pronomes relativos

Who = Quem
Which = de que, de quem, que
That = que, aquele
Whose = do que, da qual


Como  eu  uso os pronomes relativos?:


Who – Uso para falar sobre as pessoas

The woman who lives next door is a doctor
A mulher que mora ao lado é uma médica
_____________________________________________________________________________
Which – Uso para falar sobre coisas

Who ate the piece of cake  which was in the fridge?
Quem comeu o pedaço de bolo que estava na geladeira?
_____________________________________________________________________________
That – Uso para coisas ou pessoas

Who ate the cheese that was in the fridge?
Quem comeu o queijo que estava na geladeira?
_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________
Whose – Para falar sobre posses

The man whose house I bought was ate the party.
O homem do qual eu comprei a casa estava na festa.


EXERCÍCIOS
1 – Traduza as frases (procure tradução de palavras no google) e complete as frases com who ou which e traduza:

Exemplo:
a)      A butcher is a person  who  sells meat.
       Um açougueiro é uma pessoa que  vende carne.
_____________________________________________________________________________

b)       What´s the name of the woman ________ lives next door.


c)       I have a friend  _________ can speak six languages.


d)      You always ask questions _________ are difficult to speak.



e)      An aeroplane is a machine _________ flies.

__________________________________________________________________________

2 – Faça um x no correto
a)      Qual pronome relative indica posse?
(   ) that     (   )who    (   )whose

b)      Qual pronome relativo é usado apenas para falar sobre coisas/objetos?
(   ) which    (   )  that     (    )   who






Título: My day – Meu dia
Habilidades: (EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogs, entre outros), com uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
Desenvolvimento da atividade: Tradução, continuação de texto escrevendo português/inglês
Registro: Impresso ou cópia no caderno
Sugestões de vídeos ou outros recursos: google tradutor para traduzir palavras e frases.
Referência: texto retirado do site https://lingua.com/pt/ingles/leitura/my-day/


My day
First, I wake up. Then, I get dressed and I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school. It rains, but I do not like rain. I eat lunch.  I eat a sandwich and an apple.
I play outside. I like to play, I read a book, because  I like to read books, but  I do not like walking home.  When  I´m in home, my mother cooks soup for dinner. The soup is hot, after this I go to bed. I do not like to go to bed early.

EXERCÍCIOS
1)      Traduza o texto seguindo o vocabulário abaixo:



A: e
A: um, uma
And: e
Apple:  maçã
Because: porque
Bed: cama
Bike: bicicleta
Book: livro
Books: livros
Bus: ônibus
But: mas
Can´t: não posso
Cooks: cozinha
Do not: não
Eat lunch: almoçar
Early: cedo
First: primeiro
Get dressed: se vestir
Home: casa, lar
Hot: quente
I: eu
I´m: eu sou/estou
In: em
Like: gostar
Mother: mãe
Now: agora
Outside: for a
Play: brinco, brincar
Rain: chuva
Read: ler
Ride: andar de
Sandwich: sanduíche, lanche
School: escola
School: escolar.
Soup: sopa
The: o, a, os, as
Then: Então
This: isto/isso
To go: ir
To: para
Wake up: acordo.
Walk: andar
Walking: ir andando
When: quando




2)      Grife os verbos no texto.

3)      Quais as coisas que o personagem  faz, não faz, gosta de fazer e não gosta de fazer?

Do/Does/faz-__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Like (gosta)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Do not (não faz)_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Do not like (não gosta)_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



3)      Agora, continue com suas palavras (parte do texto que você já traduziu), produzindo um texto português/inglês. Observe que o final do trecho está diferente . Grife as palavras que você colocar em português:

EXEMPLO: First, I wake up. Then, I get dressed. I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school, but now eu não posso go out de casa, eu fico studying alone, é muito sad.

AGORA, FAÇA VOCÊ:  (10 LINHAS, 1 OU 2 PALAVRAS EM INGLÊS POR FRASE)


            First, I wake up. Then, I get dressed. I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school, but now ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário: