Título: pronomes relativos (who, which, that, whose)
|
Habilidades: construir períodos compostos por subordinação.
|
Desenvolvimento da atividade: Tradução de frases e emprego dos pronomes relativos
|
Registro: Impresso ou cópia no caderno
|
Sugestões de vídeos ou outros recursos: pesquisar palavras e frases no google ou you tube que dizem respeito a pronome relativos
|
Referência: Livro Essential gramar in use (Cambridge)
|
Pronomes relativos
Um pronome relativo diz respeito a um substantivo da mesma frase. É o pronome que liga duas orações de uma mesma frase.
Tradução dos pronomes relativos
Who = Quem
Which = de que, de quem, que
That = que, aquele
Whose = do que, da qual
Como eu uso os pronomes relativos?:
Who – Uso para falar sobre as pessoas
The woman who lives next door is a doctor
A mulher que mora ao lado é uma médica
_____________________________________________________________________________
Which – Uso para falar sobre coisas
Who ate the piece of cake which was in the fridge?
Quem comeu o pedaço de bolo que estava na geladeira?
_____________________________________________________________________________
That – Uso para coisas ou pessoas
Who ate the cheese that was in the fridge?
Quem comeu o queijo que estava na geladeira?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Whose – Para falar sobre posses
The man whose house I bought was ate the party.
O homem do qual eu comprei a casa estava na festa.
EXERCÍCIOS
1 – Traduza as frases (procure tradução de palavras no google) e complete as frases com who ou which e traduza:
Exemplo:
a) A butcher is a person who sells meat.
Um açougueiro é uma pessoa que vende carne.
_____________________________________________________________________________
b) What´s the name of the woman ________ lives next door.
c) I have a friend _________ can speak six languages.
d) You always ask questions _________ are difficult to speak.
e) An aeroplane is a machine _________ flies.
__________________________________________________________________________
2 – Faça um x no correto
a) Qual pronome relative indica posse?
( ) that ( )who ( )whose
b) Qual pronome relativo é usado apenas para falar sobre coisas/objetos?
( ) which ( ) that ( ) who
Título: My day – Meu
dia
|
Habilidades: (EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos
pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção,
blogs, entre outros), com uso de estratégias de escrita (planejamento,
produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos
para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
|
Desenvolvimento
da atividade: Tradução,
continuação de texto escrevendo português/inglês
|
Registro:
Impresso ou cópia no caderno
|
Sugestões de
vídeos ou outros recursos: google tradutor para traduzir palavras e
frases.
|
My
day
First, I wake up.
Then, I get dressed and I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride
the bus. I like to go to school. It rains, but I do not like rain. I eat lunch.
I eat a sandwich and an apple.
I play outside. I
like to play, I read a book, because I
like to read books, but I do not like
walking home. When I´m in home, my mother cooks soup for dinner.
The soup is hot, after this I go to bed. I do not like to go to bed early.
EXERCÍCIOS
1)
Traduza o texto seguindo o vocabulário abaixo:
A: e
A: um, uma
And: e
Apple:
maçã
Because: porque
Bed: cama
Bike: bicicleta
Book: livro
Books: livros
Bus: ônibus
But: mas
Can´t: não posso
Cooks: cozinha
Do not: não
Eat lunch: almoçar
Early: cedo
First: primeiro
Get dressed: se vestir
Home: casa, lar
Hot: quente
I: eu
I´m: eu sou/estou
In: em
Like: gostar
Mother: mãe
Now: agora
Outside: for a
Play: brinco, brincar
Rain: chuva
Read: ler
Ride: andar de
Sandwich: sanduíche, lanche
School: escola
School: escolar.
Soup: sopa
The: o, a, os, as
Then: Então
This: isto/isso
To go: ir
To: para
Wake up: acordo.
Walk: andar
Walking: ir andando
When: quando
2)
Grife os verbos no texto.
3)
Quais as coisas que o personagem faz, não faz, gosta de fazer e não gosta de
fazer?
Do/Does/faz-__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Like
(gosta)____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Do not (não
faz)_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Do not like (não
gosta)_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Agora, continue com suas palavras (parte do
texto que você já traduziu), produzindo um texto português/inglês. Observe que
o final do trecho está diferente . Grife as palavras que você colocar em
português:
EXEMPLO: First, I wake up. Then, I get dressed. I walk to
school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school,
but now eu não posso go out de casa, eu fico studying alone, é muito
sad.
AGORA, FAÇA VOCÊ:
(10 LINHAS, 1 OU 2 PALAVRAS EM INGLÊS POR FRASE)
First, I wake
up. Then, I get dressed. I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the
bus. I like to go to school, but now ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário